Guajuvira – Patagonula americana

Guajuvira - Patagonula americana

Guajuvira – Patagonula americana

Nativa dos estados do sul e do sudeste do Brasil. Apresenta altura de até 2 metros, com cerca de 70 cm de diâmetro de tronco e copa piramidal. Suas folhas são elípticas, coriáceas, verde-escuras, simples, curto-pecioladas e com margens serrilhadas. As inflorescências, do tipo panícula terminal, reúnem flores tubulares, brancas, muito perfumadas.

Guajuvira - Patagonula americana

Guajuvira – Patagonula americana

A guajuvira é uma árvore elegante, decídua, de folhas pequenas e floração decorativa. No paisagismo, quando plantada isolada, sem o sombreamento da mata, ela desenvolve-se com múltiplos caules, desde o solo. Seu crescimento é lento, característica comum a árvores com madeira de boa qualidade.

Uma resposta para Guajuvira – Patagonula americana

  1. Érico Antonio Pozzer disse:

    Conheço muito bem esta árvore, e realmente quando isolada, tende à crescer com vários galhos e copa grande. No meio do mato, elas tendem à crescer retas devido à necessidade de claridade resultando em belos troncos com até 15 metros de comprimento.No passado, ( 30 anos ) tive a oportunidade de acompanhar a serra de um espécime que morreu devido à incêndio e o cerne é simplesmente Maravilhoso. Dureza de uma rocha e com coloração café misturado com marrom, com veios distintos. O cheiro também é inconfundível. Realmente uma maravilha. Pelo que o meu pai me falou, uma árvore destas para atingir a fase adulta com tronco de um metro de diâmetro vai consumir pelo menos uns 70 anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s