Cuidados com o Jardim no Inverno

jardim1

No inverno, alguns cuidados devem ser tomados para que as plantas que florescem nesta época deem lindas flores e voltem com saúde e vigor na estação seguinte.  A maioria das espécies entra em período de dormência, isto é, tem seu metabolismo reduzido para suportar o frio e ventos da estação e ficar pronta para a intensa atividade metabólica que virá na primavera.

Algumas plantas perdem suas folhas para diminuir a evaporação e armazenar água nos dias mais frios e sem chuva. Elas também param de produzir a clorofila pela pouca incidência de sol, por isso algumas folhas ficam amareladas ou avermelhadas. As que não mudam de cor murcham para que seus poros fechem e as protejam da perda de umidade.

Adubação

Não é época de adubar plantas saudáveis, pois elas precisam de descanso e o adubo estimulará a brotação e um desgaste maior para elas. A época é propícia para fazer a correção do solo.

Adubação orgânica

Adube apenas as mais necessitadas, doentes ou em floração, mas use adubo orgânico bem curtido.

Adubação mineral

Não é indicado para nessa época do ano, as plantas já estão com o metabolismo muito baixo e o uso da adubação química pode causa certo dano a planta, por toxidez e deixando o solo mais acido.

Irrigação

Deverá ser mais escassa nesta época, pois a água evapora mais lentamente da terra e regar muito poderá apodrecer as raízes, folhas e provocar doenças fúngicas.

jardim2

Podas

Plantas precisam apenas de podas de limpeza para  retiada de galhos secos e folhas doentes, caso a poda realizada no outono não tenha sido feita ou foi insuficiente. Nunca pode plantas que vão florescer ou frutificar nestes meses.

Podas de formação: não são recomendadas, pois pode servir de entrada na planta para algum patógeno e prejudicar o seu desenvolvimento e floração, na próxima estação.

Podas de limpeza: recomenda-se retirar as folhas amareladas e galhos secos e mal formados para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Após a poda de limpeza, pulverize-a com um fungicida, o que reduzirá significativamente o aparecimento de doenças.

Combate a pragas e doenças

Nesta estação, em lugares chuvosos, as plantas podem ser atacadas por pragas e doenças, como lesmas, caramujos e algumas doenças fúngicas.

Dica: Ter sempre dois pulverizadores, um com fungicidas (para as manchas foliares) e outro com inseticida (para insetos), sempre a pronto uso (pode ser aqueles pulverizadores manuais). Sempre que detectado alguma praga ou mancha é só aplicar e controlar.

Sugestão de produtos: Fungicida – Calda bordalesa ou Forth cobre e para Pragas ( pulgões, ácaros e etc) – Perfection.

Cuidados Gerais

As regas devem ser reduzidas drasticamente e ocorrer no período da manhã e de forma bem espaçada e só se necessária. Aproveite a época para admirar as espécies que florescem nessa época, como os ipês, jacarandás e eritrinas.

jardim3

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s