Quantos anos vive uma árvore?

Sarv-e Abarqu

Sarv-e Abarqu

As árvores sempre exerceram um fascínio sobre o homem. Prova disso é a constante presença destes seres vivos em lendas e tradições existentes pelo mundo. A razão de tanto fascínio talvez explique-se em sua longevidade, que em alguns casos pode chegar a 4000 anos. Outro motivo para tanto fascínio seria pelas dimensões a que estas podem chegar.

O tempo de vida de uma árvore. Depende muito da espécie, algumas te longevidade curta e outras muito longas. As árvores tropicais geralmente crescem mais rápido que as de clima temperado ( ou frio), mas também morrem mais cedo.

Em árvores mais antigas, a idade é determinada pela contagem dos anéis de crescimento em núcleos tomados a partir da borda para o centro da árvore ou de todas as seções transversais. Esta determinação é possível somente para as árvores que produzem anéis de crescimento, geralmente aquelas que ocorrem em climas sazonais;

Em climas tropicais não sazonais uniformes, onde as árvores crescem continuamente e não têm anéis de crescimento distintos.  As estimativas de idade são feitas com base na extrapolação de taxas de crescimento atuais.

Jequitibá

Jequitibá

Segue algumas das árvores mais antigas já encontradas:

 

  1. Picea abies: Encontrada em sua maioria na Noruega, a mais velha dessa família foi encontrada recentemente no noroeste da Suécia com, aproximadamente, 9.550 anos de idade;
  2. Matusalém: É uma árvore que cresce no alto das montanhas brancas na parte leste da Califórnia. Sua idade ultrapassa os 4.800 anos.
  3. Sarv-e Abarqu: É considerada a árvore mais antiga da Ásia e se encontra no Irã. Monumento nacional, ela vive a mais 4.000 anos.
  4. Senator: Pode ser encontrada na Flórida. Estima-se que ela tenha entre 3.400 e 3.500 anos de vida.
  5. Fitzroya: É a maior árvore da América do Sul que pode ser encontrada no Chile e na Argentina. Antigamente, sua madeira era muito valiosa. Sua idade é aproximadamente 3.600 anos.
  6. Jequitibá: Nativas da Mata Atlântica, ela está entre as maiores árvores do local. Um de seus exemplares tem aproximadamente 3.000 anos.
  7. Jaya Sri Maha Bodhi: É considerada uma das mais sagradas relíquias budistas. Sua idade é de 2.297 anos.
  8. Chestnut of One Hundred Horses: (Baú dos Cem Cavalos, em português) Localizam-se na Sicília. Sua idade está entre 2.000 e 4.000 anos.
  9. General Sherman: Pode ser encontrada no Sequoia National Park, no estado da Califórnia. É considerada a maior árvore do mundo em volume de madeira. Sua idade está entre 2.300 e 2.700 anos.
  10. 10. Jomon Sugi: Encontrada no Japão, ela é considerada pela UNESCO um Patrimônio Mundial da Humanidade. Ela pode ter entre 2.170 e 7.200 anos de idade.
General Sherman

General Sherman

 

 

 

 

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

2 respostas para Quantos anos vive uma árvore?

  1. roberto campos disse:

    Gostaria de saber quantos anos vive um pinus elliotis. obrigado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s