Cuidados com o Jardim no Outono

autunm garden2

Os dias começam a tornarem-se mais curtos, a temperatura diminui, os ventos aumentam e a quantidade de chuva é muito menor que no verão. Estas são as características do clima do outono. As plantas se preparam para o “estado de dormência”. Por essa razão, é necessário tomar alguns cuidados com o jardim.

Adubação

A adubação é outro fator importante. Ela irá repor os nutrientes necessários para que a terra se torne o ambiente perfeito para o crescimento das plantas e poderá seguir de forma leve, servindo como uma complementação.

Adubação orgânica

Época perfeita para se fazer essa adubação orgânica no gramado e para isto pode se utilizar húmus de minhoca, composto orgânico, turfa ou substratos próprios para gramado encontrados em lojas especializadas. Antes de se fazer a aplicação da matéria orgânica pode-se fazer furos no gramado com um garfo grande, o que fará com que o substrato entre mais fundo, atingindo as raízes da grama, descompactando o solo e levando oxigênio, nutrientes e microorganismos benéficos até as raízes.

Adubação mineral

Após a aplicação da matéria orgânica,fazer uma adubação com adubos granulados (4-14-8) ou em pó, com micronutrientes e regar em seguida. Na adubação mineral via solo utilizamos normalmente adubos granulados ou em pó. A forma e o local de colocação destes adubos nas plantas influencia diretamente o resultado. Vamos separar as plantas do jardim em quatro categorias:

Árvores– Deve-se colocar o adubo mineral na projeção da copa, a poucos centímetros abaixo da terra (2 a 5 cm). A água é o veículo que leva os nutrientes para as raízes das plantas.

Arbustos– Deve-se colocar o adubo afastado de 10 a 50 cm do caule. Essa grande variação se dá em função do tamanho dos arbustos, sendo que os de pequeno porte coloca-se o adubo mais próximo e os de grande porte colocamos os adubos mais distantes.

Forrações– Coloca-se o adubo entre as plantas de forma uniforme, sabendo que esta distribuição é normalmente a lanço (manualmente). Após a aplicação, regue, evitando, assim, que o adubo fique nas folhas e queime as plantas.

Gramado– Fazer a distribuição do adubo a lanço seguindo a recomendação do fabricante do adubo. Após a aplicação, regue, evitando, assim, que o adubo fique nas folhas e queime as plantas.

Irrigação

Com o final do verão e a diminuição do calor, a quantidade de água das regas deve ser diminuída, pois a evaporação no outono é menor. Por outro lado, as plantas estarão entrando num período no qual as chuvas diminuem e o solo passa a ficar mais ressecado. Uma ótima medida é aproveitar para incorporar à terra elementos com ação hidrorretentora, ou seja, que absorvem e mantém a umidade na quantidade certa.

autunm garden

Podas

Nada de podar plantas que vão florir no inverno ou início da primavera, pois sua floração pode ser prejudicada.

Podas de formação:não são recomendadas, a não ser que a planta apresente um crescimento excessivo que possa prejudicar o seu desenvolvimento.

Podas de limpeza:época ideal, recomenda-se retirar as folhas amareladas e galhos secos para favorecer a penetração dos raios solares entre os galhos da planta. Essa poda de limpeza é especialmente indicada para as cercas vivas. Após a poda de limpeza, pulverize-a com um fungicida, o que reduzirá significativamente o aparecimento de doenças.

Combate a pragas e doenças

No outono, deve-se observar mais frequentemente o surgimento de doenças foliares, geralmente associada a queda das folhas.  Identifique-as e combate-as antes que elas se alastrem pelo jardim.

Dica: Ter sempre dois pulverizadores, um com fungicidas (para as manchas foliares) e outro com inseticida (para insetos), sempre a pronto uso (pode ser aqueles pulverizadores manuais). Sempre que detectado alguma praga ou mancha é só aplicar e controlar.

Sugestão de produtos: Fungicida – Calda bordalesa ou Forth cobre e para Pragas( pulgões, ácaros e etc) – Perfection.

Cuidados Gerais

As regas devem ocorrer no período da manhã e de forma espaçada. Somente as plantas que ficam em áreas internas devem seguir o padrão de rega existente.Ótimo período para colocar o jardim em dia, retirando ervas daninhas, fazendo a poda de limpeza  e tratando as plantas doentes.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Cuidados com o Jardim no Outono

  1. Márcia disse:

    Essa explicação foi realmente muito útil obrigada. Marcia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s