Jequitibá branco – Cariniana estrellensis

Jequitibá branco – Cariniana estrellensis

Difícil passar despercebida essa espécie brasileira que chega a medir 50 metros de altura, com tronco de até 2 metros de diâmetro. Ela é relativamente comum em planícies e ao longo dos rios, geralmente em solos úmidos e profundos. Normalmente floresce entre janeiro e fevereiro, com frutos de maio a outubro.

Jequitibá branco – Cariniana estrellensis

Suas folhas e casca são usadas para o curtimento de couros, em função de apresentarem tanino. O fruto servepara confecção de artesanatos e cachimbos. Muito empregada no paisagismo e na arborização de grandes parques e jardins, devido a nobreza da espécie e imponência de seu porte. Indispensável nos reflorestamentos heterogêneos com fins ecológicos.

2 respostas para Jequitibá branco – Cariniana estrellensis

  1. Eduardo Lima disse:

    Aqui em Sao Paulo ,Capital ,tem havido muita confusao na identificacao das arvores nos parques :estao confundindo o Jequitiba branco ,Cariniana estrellensis com o Jequitiba rosa ,Cariniana legalis .Analisando a fotografia das folhas apresentadas neste artigo pode se notar que sao do Cariniana estrellensis .

    • Uma diferença fácil de ser observada, para distinguir o Cariniana estrellensis do C. legalis é observando o fruto. No Cariniana estrellensis a margem de abertura do pixídio serrilhada, ou seja com dentículos que a fazem irregular.
      Obrigado pela sua contribuição.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s